Páginas

27 de outubro de 2009

Teoria da aprendizagem de Ausubel


Teoria da aprendizagem de Ausubel
Aprendizagem construtiva
1. O
aluno é o construtor principal da sua própria aprendizagem;
2. Há conflito cognitivo quando o aluno contrapõe esquemas prévios com conceitos novos;
3. A metodologia didáctica preferencial deve ser a indutiva (parte dos factos para os conceitos) mas também pode ser usada a metodologia dedutiva (parte dos conceitos para os factos); a metodologia indutivo-dedutiva (científica) é menos utilizada;
[
editar] Pontos fundamentais da aprendizagem significativa
O aluno só aprende quando encontra sentido no que aprende
1. Só encontra sentido se partir dos conceitos que já possui;
2. Só encontra sentido se partir das experiências que já tem;
3. Só encontra sentido se relacionar entre si os conceitos aprendidos;
O aluno aprende através de hierarquias conceptuais por
1. Aprendizagem superordenada;
2. Aprendizagem subordinada;
3. Aprendizagem combinatória;
4. Redes conceptuais, mapas conceptuais e marcos conceptuais;
[
editar] Níveis básicos de aprendizagem
Percepção: aprender a perceber factos, exemplos e experiências.
Conceptualização: aprender é conceptualizar (conceitos, teorias, princípios, leis, hipóteses).
Representação: aprender é sobretudo representar (construir imagens mentais).
[
editar] Ausubel
Aprendizagem Significativa
Processo por meio do qual uma nova informação é relacionada de maneira substantiva e não arbitrária a um aspecto relevante da estrutura cognitiva.
Aprendizagem Mecânica
Ocorre quando novas informações são aprendidas praticamente sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva (sem se ligar a subsunçores específicos).
Aprendizagem por Recepção
Ocorre quando o que deve ser aprendido é apresentado na sua forma final.
Aprendizagem por Descoberta
Ocorre quando o conteúdo principal a ser aprendido deve ser descoberto pelo aprendiz.
A aprendizagem por recepção ou por descoberta, só será significativa se o novo conteúdo se incorporar de forma substantiva, não-arbitrária e não-literal à estrutura cognitiva.
Subsunçor
É um conceito já existente na estrutura cognitiva capaz de servir de ancoradouro a uma nova informação de modo a que esta adquira significado para o sujeito.
Na aprendizagem significativa há um processo de interação no qual os conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, servindo de ancoradouro, incorporando-o e assimilando-o. A aprendizagem significativa caracteriza-se por uma interação entre os aspectos específicos e relevantes da estrutura cognitiva e as novas informações, por meio da qual essas adquirem significado e são integradas à estrutura cognitiva de maneira não-arbitrária e não-literal.
Ausubel vê o armazenamento de informação na mente humana como sendo altamente organizado, formando uma espécie de hierarquia conceptual. Os elementos mais específicos do conhecimento são ligados a (e assimilados por) conceitos, a ideias, a proposições mais gerais e inclusivas. A nova informação é armazenada de maneira arbitrária e literal, não interagindo com aquela já existente na estrutura cognitiva.
Ausubel não estabelece a distinção entre aprendizagem significativa e mecânica como sendo uma dicotomia mas sim como um continuum. A aprendizagem só será significativa se o conteúdo descoberto estabelecer ligações a subsunçores relevantes já existentes na estrutura cognitiva. Aprendizagem por descoberta não é necessariamente significativa, nem aprendizagem por recepção é obrigatoriamente mecânica.
Aprendizagem por descoberta e aprendizagem por recepção tanto podem ser significativas ou mecânicas. Ausubel não nega o valor da aprendizagem por descoberta, ou seja, o que é descoberto torna-se significativo da mesma forma que aquilo que é apresentado na aprendizagem receptiva.
O "Método da Descoberta" pode ser adequado a certas finalidades mas para a aquisição de grandes corpos de conhecimento isto é inexequível pelo que não há que criticar o "Método Expositivo". A aprendizagem por descoberta e por recepção podem ocorrer simultaneamente ao longo de um continuuum.
[
editar] Aprendizagem Mecânica
Incorporação não substantiva, arbitrária, literal de novo conhecimento à estrutura cognitiva.
Não há esforço para integrar o novo conhecimento a conceitos existentes.
Nenhum compromisso afectivo para relacionar novos conhecimentos aos conhecimentos prévios.
[
editar] Aprendizagem Significativa
Incorporação substantiva, não-arbitrária, não-literal de novo conhecimento à estrutura cognitiva.
Esforço deliberado para ligar novo conhecimento a conceitos de ordem superior, mais inclusivos, na estrutura cognitiva.
Compromisso afectivo de relacionar novos conhecimentos a conhecimentos prévios.
Prática e exercícios contribuem para a aprendizagem significativa.
[
editar] Condições para a ocorrência de aprendizagem significativa
1. O material a ser aprendido deve ser relacionável com a estrutura cognitiva do aprendiz.
2. O material deve ser potencialmente significativo.
3. O aprendiz deve manifestar uma disposição para relacionar o novo material à sua estrutura cognitiva.
Assimilação
É o processo que ocorre quando uma ideia, conceito ou proposição, potencialmente significativa, é assimilado sob uma ideia, conceito ou proposição já estabelecido na estrutura cognitiva.
Assimilação obliteradora
Ocorre quando o significado das novas ideias tende, ao longo do tempo, a ser assimilado pelos significados mais estáveis da estrutura cognitiva.
As vantagens da assimilação obliteradora ocorrem à custa da perda de diferenciação do conjunto de proposições detalhadas e de informações específicas que constituem o conhecimento. O processo de assimilação está não somente na aquisição e retenção de significados, mas também no facto de implicar um mecanismo de esquecimento subjacente a esses significados.
[
editar] Modalidades de Aprendizagem Significativa
Aprendizagem subordinada: os novos conceitos vão encaixar em conceitos já existentes na estrutura cognitiva.
Aprendizagem subordinada derivativa: ocorre quando o material aprendido é entendido como um exemplo específico de um conceito já estabelecido na estrutura cognitiva.
Aprendizagem subordinada correlativa: ocorre quando o material é aprendido como uma extensão dos conceitos previamente aprendidos.
Aprendizagem superordenada: o conceito aprendido é mais extenso do que os conceitos existentes na estrutura cognitiva. Ocorre quando o conceito ou proposição, mais geral e inclusivo do que as ideias ou conceitos já estabelecidos na estrutura cognitiva, é adquirido a partir destes e passa a assimilá-los.
Aprendizagem significativa (Novak): a aprendizagem significativa subjaz à integração entre pensamento, sentimento e acção.
Aprendizagem significativa (Schwab): qualquer fenómeno educativo envolve quatro lugares-comuns.
1. Aprendiz (aprendizagem);
2. Professor (ensino);
3. Matéria de ensino (currículo);
4. Matriz social (contexto educativo);
Aprendizagem significativa Novak
1. Aprendiz;
2. Professor;
3. Conhecimento;
4. Contexto;
5. Avaliação.
Marco conceptual
É uma forma de se organizar a matéria de uma disciplina em que se evidencia uma unidade no conceito geral.
Rede da disciplina
Forma como se organizam os conteúdos.
Mapa conceptual (desenvolvido por Novak)
É uma forma de representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições (palavras de enlace).Mapa conceptual = Conceitos + Palavras de enlace + Formas e proposições verdadeiras
Se um aluno constrói proposições correctas acerca de um assunto e se sabe relacionar os respectivos conceitos de modo correcto é porque aprendeu significativamente esse assunto.
[
editar] Matriz
1. Oferece uma visão genérica e organizada de uma sequência de objectivos e conteúdos;
2. Permite verificar se as aprendizagens se distribuem por diversos níveis de complexidade;
3. Determinam as prioridades dos temas;
4. Oferecem apoio na estruturação das provas;
5. Flexibilizam as estratégias em função do ritmo de aprendizagem da turma;
[
editar] Taxonomia de Bloom (objectivos educacionais e tipos de aprendizagem)
[
editar] Domínio Cognitivo
1. Nível do Conhecimento: o aluno compreende desde conhecimentos simples de factos, fenómenos, acontecimentos, termos até conhecimentos complexos como processos, métodos, teorias e paradigmas;
2. Nível da Compreensão: o aluno pressupõe competências para usar, organizar, interpretar e comunicar informação através de linguagem oral, escrita e gestual;
3. Nível de Aplicação: o aluno pressupõe competências para usar os conhecimentos adquiridos em novas situações;
4. Nível de Análise: o aluno pressupõe competências para distinguir o essencial do acessório;
5. Nível de Síntese: o aluno pressupõe competências para a elaboração de novos produtos da educação;
6. Nível de Avaliação: o aluno pressupõe competências para exprimir um julgamento quanto ao mérito de um acontecimento, facto ou propósito;
[
editar] Domínio afetivo
1. Recepção: Percepção, Disposição para receber e Atenção selectiva;
2. Resposta: participação activa, Disposição para responder e Satisfação em responder;
3. Valorização: Aceitação, Preferência e Compromisso (com aquilo que valoriza);
4. Organização: Concepção de valor e Organização de um sistema de valores;
5. Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico;
[
editar] Domínio psicomotor
1. Percepção;
2. Resposta conduzida;
3. Automatismos;
4. Respostas complexas;
5. Adaptação;
6. Organização;
Teoria_da_aprendizagem_de_ausubel

3 comentários:

  1. Adorei o seu blog!!!! tem muitas informações interessante, e é bastante criativo. Vc só elabora slides de fotos ? Preciso urgente de apresentar uma aula em slides sobre o tema aprendizagem é vida!!! Gostaria de fazer algo com animação e fundo musical, bem criativo vc poderia me ajudar?
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. RESPONDENDO...
    A apresentar uma aula em slides sobre o tema aprendizagem é vida!!!
    podemos montar sim. não ,é dificil e posso lhe ensinar passo a passo.
    envie um email para mim com os dados.
    meu email.
    taniareginaines@hotmail.com
    estou esperando
    beijos

    ResponderExcluir
  3. É gostei vc é muito criativa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADA POR VISITAREM MEU BLOG!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE.
UM GRANDE BEIJO!