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19 de julho de 2009

Transtornos Globais do Desenvolvimento


Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil)

Esse grupo de transtornos é caracterizado por severas anormalidades nas interações sociais recíprocas, nos padrões de comunicação estereotipados
e repetitivos, além de um estreitamento
nos interesses e atividades da criança.
Costumam se manifestar nos
primeiros cinco anos de vida .
Existem várias formas de apresentação
dos transtornos globais, não havendo até o
presente momento um consenso quanto
à forma de classificá-los.
A forma mais conhecida é o Autismo Infantil,
definido por um desenvolvimento
anormal que se manifesta antes dos
três anos de vida, não havendo em geral
um período prévio de desenvolvimento
inequivocamente normal.
As crianças com transtorno autista podem
ter alto ou baixo nível de funcionamento,
dependendo do QI, da capacidade de
comunicação e do grau de severidade
nos seguintes itens:
prejuízo acentuado no contato visual direto,
na expressão facial, posturas corporais
e outros gestos necessários para
comunicar-se com outras pessoas.
fracasso para desenvolver relacionamentos
com outras crianças, ou até mesmo com seus pais.
falta de tentativa espontânea de
compartilhar prazer, interesses ou
realizações com outras pessoas
(por exemplo: não mostrar,
trazer ou apontar objetos de interesse ).
atraso ou ausência total da fala
( não acompanhado por uma tentativa
para compensar através de modos
alternativos de comunicação,
tais como gestos ou mímicas ).
em crianças com fala adequada,
acentuado prejuízo na capacidade
de iniciar ou manter uma conversa.
uso repetitivo de mesmas palavras ou sons.
ausência de jogos ou brincadeiras
variadas de acordo com a idade.
a criança parece adotar uma rotina
ou ritual específico em seu ambiente,
com extrema dificuldade e sofrimento
quando tem que abrir mão da mesma.
movimentos repetitivos ou complexos do corpo.
preocupação persistente com partes de objetos.

Outras formas de transtornos
globais do desenvolvimento são:

Autismo atípico,

Síndrome de Rett,

Transtorno desintegrativo da infância,

Síndrome de Asperger.

O tratamento do transtorno autista
visa principalmente
uma educação especial com estimulação
precoce da criança.
A terapia de apoio familiar é muito
importante: os pais devem saber
que a doença não resulta de uma
criação incorreta e necessitam
de orientações para aprenderem
a lidar com a criança e seus irmãos.
Muitas vezes se faz necessário o uso de
medicações para controlar comportamentos
não apropriados e agressivos.
O prognóstico destes transtornos
é muito reservado e costumam deixar
importantes seqüelas ou falhas no
desenvolvimento dessas pessoas na idade adulta.

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