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4 de julho de 2009

ESTEREOTIPIAS




ESTEREOTIPIAS

TURNER(1997), define estereotipias como
condutas que são repetidas de forma
inflexíveis e invariáveis. Para melhor
compreensão começo a comentar o que é
essa inflexibilidade: parece na literatura
como uma das doze dimensões do
INVENTÁRIO DO ESPECTRO AUTISTA
( IDEA), desenhado por Ángel Riviere (1997).
A inflexibildade pode ser de dois tipos:
inflexibilidade comportamental e
inflexibildade mental. No primeiro caso
ainda podemos separar em padrões de
conduta de ciclo curto- uma ação repetida
ou uma estereotipia - e padrões de conduta
de ciclo largo - aqui nos referimos a rituais.
Podemos ainda separar a estereotipias
quando o indivíduo está só, aí podemos
chamar de auto-estimulação. Para Barbara
Peo Early (1995) as estereotipias são
condutas persistentes e repetitivas que
aparentemente não servem para nada
Estereotipia Verbal
Estereotipia Verbal, que consiste na
repetição automática de uma palavra,

sílaba ou som, que se intercala entre as
frases, sem nenhuma finalidade, como vimos,
teria as seguintes características: fixidez,
duração, identidade, inutilidade e inadequação
às circunstâncias. Segundo Dromard,
em muitos casos, trata-se de palavras
ou frases que em época anterior à
enfermidade tinham significação precisa
e que, posteriormente, tornaram-se
automáticas e perderam o seu conteúdo
vídeo-afetivo.
Em alguns casos, porém, trata-se de
palavras ou frases simbólicas que foram
condensadas e cuja significação escapa à
compreensão do examinador.
Em casos de esquizofrenia, o autismo, c
om a sua significação de perda do contato vital
com a realidade, serve para explicar certos
tipos de estereotipias da linguagem oral e escrita:
os enfermos repetem sem cessar as palavras
ou frases, em tom de voz monótono,
em voz sussurrada ou aos gritos.
Pode faltar por completo a conotação
afetiva da palavra ou da frase ,
porém se a mesma existe manifesta-se
de maneira muito superficial ou não
mantém relação com o conteúdo.
Estereotipias ou comportamentos
de auto-estimulação referem-se
a movimentos repetitivos do corpo ou de objetos.
Este comportamento é comum em muitos
indivíduos portadores de distúrbios
do desenvolvimento , embora pareça ser
mais comum no autismo. Na verdade,
se uma pessoa com algum tipo de
deficiência apresentar um comportamento
de auto-estimulação, frequentemente
será também rotulada de portar
características autísticas.
As estereotipias podem envolver todos os sentidos.
Listamos abaixo os sentidos principais
e alguns exemplos de estereotipias.
Sentido Estereotipias Visão
fixar luzes, piscar repetidamente, mexer
os dedos a frente dos olhos,balançar as mãos
Audição
bater nas orelhas, estalar os dedos,
emitir sons vocais
Tato
esfregar a pele com as mãos ou com objetos,
arranhar Vestibular balançar para frente
e para trás, balançar de lado.
Paladar
levar objetos ou partes do corpo à boca,
lamber objetos
Olfato cheirar objetos ou pessoas
Os pesquisadores têm sugerido que existem
vários motivos que levam as pessoas a
apresentarem tais comportamentos.
Um grupo de teorias sugere que eles
proporcionam estimulação sensorial
(no caso de uma hiposensibilidade).
Devido alguma disfunção central ou
periférica, o corpo anseia por estimulação e,
assim, a pessoa se envolve nesses
comportamentos para estimular
o sistema nervoso. Uma das teorias postula que
as estereotipias liberam beta-endorfinas no corpo
(substâncias endógenas tipo ópio) e
proporciona algum tipo de prazer interno.
Outro grupo de teorias sugere que através
destes comportamentos a pessoa se acalma
(no caso de uma hipersensibilidade).
Ou seja, o ambiente é excessivamente
estimulador e os sentidos tornam-se
sobrecarregados. Para bloquear o
excesso de sensações, o indivíduo se envolve
nos movimentos repetitivos e desvia sua
atenção internamente.
Os pesquisadores também demonstraram
que as estereotipias interferem com a
atenção e o aprendizado.
Interessante notar que tais comportamentos
atuam como reforçadores quando são
permitidos após o término de uma tarefa.
como reduzir. Existem várias maneiras para
reduzir ou eliminar as estereotipias, como
o exercício ou proporcionando formas
mais socialmente apropriadas de estimulação.
Algumas medicações também são usadas
para reduzir este comportamento,
no entanto ainda não está claro se a
s drogas atuam diretamente (proporcionando
a estimulação sensorial necessária) ou indiretamente
(diminuindo os movimentos).
http://www.universoautista.com.br/
http://maoamigaong.trix.net/

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