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16 de agosto de 2011

PROJETO ALFABETIZAÇÃO


PROJETO ALFABETIZAÇÃO

Área de conhecimento: Códigos linguísticos

Objetivo:

Criar situações em que se faça necessária à escrita e leitura do aluno, possibilitando e ampliando seu aprendizado.

Permitir e promover a socialização desenvolvendo a criatividade e a imaginação do aluno.

Garantir a superação das dificuldades específicas dos alunos.

Habilidades:

Dar possibilidades ao aluno de ler, identificar, criar palavras e textos de forma coerente.

Permitir ao aluno oportunidades de expor fatos e idéias, relacionado ao seu cotidiano, aonde ele venha decodificar e atribuir significado ao mundo e ao texto.

Produzir e reproduzir.

Criar individualmente ou em grupo, com a intervenção e ajuda dos colegas e professor quando for necessário.


Atividades Propostas:

*Cantigas de roda,

*Parlendas,

*Adivinhas,

*Trava-lingua,

*Quadrinhas,

*Historias e contos,…

*Leitura,

*Escrita,

*Reescrita,

*Recorte,

*Colagem,

*Caça-palavras,

*Diagramas,

*Identificação e leitura de figuras,..

Avaliação:

A avaliação será feita de forma continua, acompanhando o desenvolvimento dos alunos, intervindo e esclarecendo a forma de escrita e leitura correta quando for necessário.

Critério de Agrupamento:

As turmas serão agrupadas de acordo com as dificuldades e necessidades observadas pelo professor responsável pela turma.

Referenciais Teóricos:

“Quando se acreditava que a criança não estabelecia relações com a lingugem no período anterior a alfabetização, as atividades desenvolvidas num primeiro momento na escola eram treino de habilidades – cordenação motora, memória, percepção visual e auditiva, etc. – que, pensava-se, preparavam a criança para o trabalho de leitura e escrita”.

Se, no período anterior ao processo de alfabetização escolar, comprovadamente a criança pensa na escrita e nos símbolos que apresentam no mundo que a rodeia, ao educador cabe criar um ambiente estimulador no qual ler e escrever tenham significado e função.

Consciente de seu papel no processo de alfabetização, o educando pode realizar um trabalho de ação pedagógica com um enfoque no desenvolvimento e construção da linguagem – gestos, sons, imagens, fala e escrita -, cuja prática pedagógica se apresente em forma de propostas de jogos e atividades que permitam à criança pensar e dialogar sobre a linguagem. Conseqüentemente, ao deixar de lado uma metodologia imposta por uma cartilha e partindo da leitura de mundo das crianças, o educador passa a mediar e participar no processo “espontâneo” de conceitualização da língua escrita ““.

Maria Fernandes Cócco e Marco Antonio Hailer. Didática de Alfabetização – Decifrar o mundo – Alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo, FTD, 1996.

“Mais interessante é ensinar a ler e escrever, explicitando o que é escrita contando s sua história, mostrando os tipos possíveis de escrita que usamos, explicitando o que é ortografia e como funciona, o que é escrever ortograficamente e como passar para a escrita ortográfica propriamente dita. Ensina-se logo o alfabeto, o nome das letras, como são desenhadas dentro de um gabarito, como revelam os sons da fala, com se combinam nas palavras e se distanciam na fala, como se pode escrever indo direto para as formas, ortografias, guiando-se apenas pelo significado e pelo conhecimento da grafia. È preciso ensinar primeiro a escrever, e somente depois se preocupar com os requintes da escrita (cursiva, caligrafia, ortografia…)”.


FONTE. http://blig.ig.com.br/maeducacao/2009/03/12/projeto-alfabetizacao/

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