Páginas

16 de fevereiro de 2010

MATURIDADE PARA APRENDER A LER E A ESCREVER.


MATURIDADE PARA APRENDER A LER E A ESCREVER

Qual o conceito de maturação para a leitura e a escrita?
É o momento ideal do desenvolvimento em que cada criança individualmente, pode aprender a ler e a escrever com facilidade e proveito.

Este período depende de fatores, tais como:


-fisiológicos
-ambientais
-emocionais
-intelectuais

Não se pode esperar que todas as crianças amadureçam ao chegarem a determinada idade cronológica.É neste sentido que, usar apenas o critério cronológico (idade) para introduzir a criança no processo de ensino, é incorrer num sério problema, pois, a variável idade não garante o sucesso do aluno em relação às metas visadas pelos programas escolares.
Ana Maria Poppovic coloca que devemos adotar o critério “idade mental” ao se falar em idade de início de alfabetização.Engloba a potencialidade de cada criança; a motivação para aprender; o grau de estimulação das habilidades básicas necessárias à alfabetização e as experiências adquiridas pela criança na interação com seu meio ambiente.

Iniciar a alfabetização sem dados concretos sobre a maturação ou antes que a criança esteja pronta e preparada para tal, é incorrer num grande risco, pois poderá acarretar dificuldades intransponíveis logo no início do processo de aprendizagem.
Outra variável é o desenvolvimento cognitivo.A criança deve ter atingido um estágio de desenvolvimento cognitivo tal, que lhe permita, compreender a relação entre palavra falada e escrita, ou seja, deve ter ultrapassado a fase do realismo nominal lógico.


O que significa a fase do realismo nominal lógico?

Para a criança compreender a relação entre a palavra falada e a palavra escrita, é necessário que tenha ultrapassado uma certa fase do desenvolvimento cognitivo, que é chamada de realismo nominal lógico.Tome-se como exemplo 2 palavras: formiga e boi.

A primeira, enquanto seqüência sonora, é considerada grande.Já a palavra boi, é considerada pequena.Ambas as palavras encerram um significado, representam 2 animais diferentes.Não existe qualquer relação entre o tamanho das palavras e os animais que elas representam.No entanto, a criança elabora a hipótese de que se a palavra é grande, enquanto seqüência de sons, deverá representar uma “coisa” grande.Se a palavra é pequena, deverá representar uma “coisa” pequena.Existe uma confusão entre palavra falada e o objeto ou significado que ela representa.A criança também acredita que objetos semelhantes devem ter nomes semelhantes e que, objetos diferentes devem ter nomes distintos. Esta fase de desenvolvimento cognitivo é chamada fase do realismo nominal lógico.

Só quando a criança compreende a relação entre palavra falada e escrita e, percebe a palavra falada independente das características do objeto que representa, conseguirá acompanhar com facilidade o processo de alfabetização.


http://educacao.qprocura.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADA POR VISITAREM MEU BLOG!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE.
UM GRANDE BEIJO!