Páginas

10 de fevereiro de 2009

APRENDA A MONTAR UM SLIDE



















Aprenda a criar um show de slides


Para ajudá-lo a entender o Impress,
veja como fazer algumas tarefas básicas.
De cara, vale uma observação: ele é bastante
parecido com o programa da Microsoft.
Isso quer dizer que, para a maioria das funções,
você deve tentar fazer como se estivesse no PowerPoint.
Na maioria dos casos, você terá sucesso.



Ao carregar o Impress, será aberto o Assistente
de Apresentações, similar ao Wizard do PowerPoint.
É um recurso bastante útil para começar a desvendar o programa.
Apesar de completo, ele é sensivelmente mais
lento do que o concorrente.

Primeiro, você pode escolher entre utilizar
modelos pré-definidos (há apenas dois)
ou iniciar uma apresentação em branco.
Selecione a opção desejada e clique em "Próximo".

Na seqüência, são apresentadas duas opções
de plano de fundo (a cor da tela) e escolhas
para a mídia de saída. Isso quer dizer que
você deverá informar se a sua apresentação
será exibida na própria tela do micro, em transparência
(para retroprojetores), como slide fotográfico ou impressa em papel comum.



Depois de clicar em "Próximo",

de transição dos slides. Isso quer dizer que
você irá definir como será feita a passagem
entre uma tela e outra. As opções são
similares às do PowerPoint (a diferença é que, aqui,
você já pode escolher esses efeitos
logo no início da criação do seu slide).
Selecione um efeito da lista e veja,
no quadro à direita, uma demonstração.
Para tanto, é necessário que a opção "Visualizar"
esteja selecionada.
Para que os slides sejam apresentados
automaticamente, sem que você tenh
a que clicar ou apertar Enter, escolha
"Automático" em "Selecione o tipo de
apresentação". Informe a duração de cada slide.

Clique em "Criar" e edite seus slides.





À esquerda, o Impress traz uma lista com todos os slides do seu documento. É útil para você navegar entre as telas. À direita, há uma barra com funções para acesso rápido. Se estiver sem idéia de como montar seu slide, utilize um dos layouts pré-definidos. Eles também o ajudam a economizar tempo, já que você não precisa pensar em diagramação - basta clicar e inserir os textos ou as figuras.





Para adicionar novos slides à sua apresentação, você pode clicar na janela à esquerda, com o botão direito, e selecionar "Novo slide". A partir do menu que se abre, você também pode alterar opções de transição.

Um recurso bastante útil na criação de apresentações são os slides mestres. Você pode utilizá-lo para criar uma "identidade visual" aos slides sem ter que, por exemplo, colar o logotipo da empresa a cada novo slide que criar.

Vamos supor que desejemos criar slides que contenham, em todas as telas, o título "Testando o Impress", o mesmo plano de fundo e o logotipo do UOL Tecnologia no rodapé. Usaremos o recurso "slide mestre", acessível através do menu Exibir > Principal > Slide mestre.



Na barra de desenhos, clique em "T", que é a ferramenta de Texto. Clique e arraste para formar uma caixa que conterá o título. No nosso exemplo, ela será posicionada no topo do slide.



A caixa de texto será desenhada em cima da faixa "Clique para editar o formato do texto", o que fará com que os dois textos apareçam sobrepostos na página mestre. (Veja figura ao lado). Não se preocupe, o resultado final conterá apenas os textos criados por você.



Para formatar o plano de fundo padrão, devemos ir a Formatar > Página e, então, clicar na aba "Plano de fundo". Selecione o preenchimento que desejar.

O logotipo do UOL Tecnologia vai embaixo, como um rodapé. Para inserir figuras, clicamos em Inserir > Figuras > Do arquivo. Você pode redimensionar a figura e posicioná-la onde desejar.

Agora, clique em Exibir > Normal. Você estará de volta à área de edição de slides, com os elementos definidos no slide mestre "protegidos". Para editá-los, basta voltar à área de slides mestres (Exibir > Principal > slide mestre). Repare que, sempre que criar um slide novo, o título, o plano de fundo e a figura determinados no slide mestre já estarão incluídos.



Criar efeitos animados também é bastante simples. Para testar os efeitos disponíveis, vamos criar um título animado. Na barra de desenhos, clique no ícone amarelo que tem a letra "A" (Galeria do Fontwork). O Fontwork é similar ao WordArt, da Microsoft.

Selecione o estilo de texto que deseja e aperte Enter. Para editá-lo, dê um duplo clique e digite o texto desejado. Clique em qualquer área da tela fora do texto e espere um pouco. O seu texto aparecerá no formato escolhido. Para finalizar, vamos escolher um efeito de animação e incluir uma musiquinha: para o efeito, selecione o texto e vá até o item "Animação personalizada", à direita, na coluna de Tarefas. Clique em Modificar.

Assim como no PowerPoint, é possível visualizar os efeitos de animação. Escolha o que mais lhe agrada.





Por fim, vamos testar a ferramenta de Sons. Ela também pode ser utilizada para incluir narrações pré-gravadas no formato wav. Clique sobre o texto criado com o botão direito e escolha "Interação".

Essa opção permite determinar uma ação que ocorrerá quando você clicar sobre o objeto. Vamos escolher "Reproduzir som". Você poderá escolher formatos como .wav e .midi. A cada vez que o título for clicado, será reproduzido o arquivo de som escolhido!

É possível também incluir arquivos mp3.
A opção está disponível pelo menu Inserir > Filme e som.

Para ver como ficou sua apresentação
aperte o botão F5.

http://tecnologia.uol.com.br


Um comentário:

  1. Olá amiga, o Site TonyGifsJavas.com.br esta lançando um novo recurso para Blogs que é o LINK-ME onde vc poderá enviar sua imagem e o endereço de seu blog que o Tony Gifs Javas providenciará o utilitário e o enviará para seu e-mail o código simples sem trabalho algum de sua parte, apenas copiar e colar em seu Blog para que seus amigos link seu Blog.
    Aguardo seu contato e obrigado!!
    Tony Gifs Javas
    *
    ****

    ResponderExcluir

MUITO OBRIGADA POR VISITAREM MEU BLOG!
SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE.
UM GRANDE BEIJO!